Fundação

Paróquia São Judas Tadeu:

Do Alvorada para o mundo na Ação de Evangelizar.

Um poeta escreveu: " Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo". Acredito que os senhores Joaquim Antônio Lopes, Wilson Teixeira Fonseca e Rodolfo Antônio Alves, não leram esta frase. Mas com certeza vivenciaram algo semelhante.

Sonharam, labutaram, encontraram dificuldades,


mas na data de 25/03/62, viram seus sonhos tomar corpo, não na edificação de um castelo, mais que isso: na construção do templo sagrado.
Era lançada, nesta data, em um terreno bondosamente cedido pela Família de João Francisco de Paula e Francisca Gomes de Paula, no Bairro Alvorada, na cidade de Formiga, MG, com as bençãos de D. Belchior Joaquim da Silva Neto, a Pedra fundamental na evangelização da região, e agora com os avanços da comunicação, tem a pretensão de alcançar do mundo.

Em 21 de outubro de 1962


é erguido do Cruzeiro e rezada a primeira missa, que teve a presidência do Pe. Geraldo Dantas-SCJ, que também esboçou o desenho da futura Igreja e esmerou-se na feitura da maquete da mesma.
Seguiram-se anos de trabalho árduo, com rifas, leilões, quermesses, doações de pessoas que ficaram no anonimato e outras que foram caprichosamente registradas na história da Igreja, tais como a do Sr. Geraldo Silveira (o "Tilá"), com pedras para a fundação, José Vaz, com os bancos, Silvio Felisberti, com brita, Tião Antunes, com os quadros da via sacra. O Senhor Benedito Libânio tirava folias para financiar a construção, que encontrava nos senhores Luiz de Andrade e Nicodemos Buenos, importante colaboração para a sustentação da mão de obra, cedendo e pagando os trabalhadores da obra. Dona Inês Pieroni, muito colaborou, notadamente na construção do Altar-Mor, que recebeu a imagem do Padroeiro que foi um presente do senhor José Ribeiro - o Zé Veloz - e Aureliano Rodrigues de Castro doou a madeira para o escoramento da obra . E assim entre 1969 e 1971, o templo tornava-se uma realidade.

Em 20/01/2000,


pelo decreto número 009, o então bispo diocesano Dom Eurico dos Santos Veloso, solenemente eleva a igreja São Judas Tadeu à condição de Paróquia.

Em janeiro de 2003 e dezembro de 2005,


acontece a primeira reforma e ampliação do templo, para se chegar ao formato atual. O sonho dos senhores Joaquim Wilson e Rodolfo, foi lentamente se materializando, encontrou nas preces fervorosas de Dona Oriza e Dona Cícera Maria de Almeida, a força espiritual necessária para alavancar esta grandiosa obra. Com certeza Deus, atendeu a estas preces, e colocou no caminho desta empreitada, um sacerdote de origem alemã, Pe. Clemente Klhof,scj verdadeiro baluarte desta igreja, hoje matriz de uma humilde, mas portentosa comunidade de ação evangelizadora do mundo cristão.