Queridas famílias, é de novo natal!
A mais bela festa da humanidade. Uma festa da família. Foi a uma casa de família que Deus bateu à porta quando decidiu cumprir sua promessa de salvação. Nosso Bom Deus escolheu o misterioso caminho da Encarnação, batendo à porta da família de Joaquim e Ana, escolhendo sua graciosa filha, moça prometida em casamento a José, para ser sua companheira na obra de enviar seu filho ao mundo como salvador, como pessoa humana, filho de mulher, filho da humanidade, filho de uma família.
Contemplamos extasiado o grandioso mistério deste pequenino que revela a riqueza e grandeza do amor de Deus. Contemplamos nele cada filho e filha de nossas famílias, rezando para que Jesus Menino os ajude a crescer em sabedoria e graça, longe das malditas drogas.
Olhando para José, contemplamos cada pai de família, pedindo para eles muita força e perseverança na bela e exigente missão de cuidar de sua família para Deus. Contemplando Maria em sua fé, humildade, prontidão e valentia, rezamos por cada mãe de família, para que permaneçam nas mesmas atitudes da mãe Maria e que consigam manter suas famílias em pé e na fé.
No Brasil entendemos bem essa caminhada famíliar de preparação do nascimento de Jesus Como nossa Igreja é dinâmica, temos esta bela tradição do natal, um tempo de reflexão, de oração e partilha, para que a celebração do nascimento não vire algazarra de “comes e bebes”, uma festa social; que haja sim muita partilha e alegria, mas também renovação da graça de ser família na fé.
Celebrar o natal em família é saborear melhor mistério do infinito do amor de Deus que se revela na fragilidade, na pequenez, na humildade e na ternura de uma criancinha. Que este natal do ano centenário de Luz, seja um avançar, de fato, na fé, na esperança e no amor de Deus. Isso é: confiar, servir, viver com humildade, rezar, obedecer, amar, esperar, dedicar-se agradecer!
São Rafael e Nossa Senhora da Luz nos guiem e protejam nossas famílias. Abençoe a equipe da coordenação de pastoral que preparou para nós esse guia de oração.
Abençoado Natal para todos!
Dom José Aristeu
Bispo da Diocese de Luz
Fonte: diocesedeluz.org.br