SEMANA COM MARIA – PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU

56-semana
6° Dia Mundial das Comunicações Sociais
maio 23, 2022
sinodo
SINODO 2023
junho 20, 2022
semana-mariana
SEMANA COM MARIA – PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU
Formiga/MG – diocese de Luz
ESPIRITUALIDADE MARIANA E RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA
Num mundo tão complexo como o atual, precisamos entender o que é a espiritualidade e o porquê dela ser importante, antes de contextualizar esse tema na família. A Bíblia nos ensina que espiritualidade é fazer a vontade de Deus, deixando ser guiado pelo Espirito Santo e moldando o seu jeito de ser de acordo com a Palavra de Deus. Sabemos que o homem físico não aceita as moções do Espirito, responde com a carne às situações cotidianas, esquecendo que foram criados à imagem de Deus, portanto podem ser espirituais. Quando usam as capacidades herdadas de Deus para desenvolver a espiritualidade, pode ter visão e acesso à vida eterna e à paz que acalma o coração e permite ser felizes na terra.
Para desenvolver a espiritualidade, é necessário, primeiro, aprender a obedecer aos mandamentos de Deus, depois, orar pedindo ajuda para conseguir alcançar sabedoria para lidar com os desafios diários e buscar amigos espirituais que contribuem para aumentar a vida espiritual. Quando esses amigos são partes da família, a alma vai sendo trabalhada, desde o ventre materno, a ter consciência de sua necessidade espiritual, de encontrar a realização em Cristo, desfrutar os frutos do espírito (amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, brandura, autodomínio), manter a paz e união e acreditar que a meta é céu.
Como o sugerido na Assembleia Paroquial, programamos uma semana de reflexão com o tema espiritualidade mariana a ser vivida em família. Virá da Diocese de Joinville, o Padre Fernando Gonçalves, ele é fundador da “Comunidade Restauração”, pregador de retiros voltado para restauração das famílias, será um grande sinal de Deus no mundo e na vida de nossas famílias.
Portanto, será uma grande oportunidade para todos nos fazer a experiência de uma vivencia cristã autentica. Participem serão momentos especiais de pregações, celebrações, orações e convivência. Conforme a programação, as pregações, celebrações iniciaram com a Celebração de abertura da Semana de Espiritualidade Missionária com Maria. Assim, se deu a largada para uma semana de graças e bênçãos de deus para a paróquia São Judas Tadeu e também nas comunidades. Com o tema Comunidade e Igreja Missionaria com Maria, aconteceu a celebração e pregação nas comunidades Mãe Rainha, Santo Antônio e São Francisco. Em cada comunidade reuniu-se um bom número de pessoas e refletiram sobre comunidade e missão. Tivemos ai oportunidades de reflexão no sentido de ajudar as pessoas viverem concretamente a dimensão missionária na comunidade.
Os demais temas: Movimentos e serviços fazendo a experiência com Maria; Espiritualidade familiar com um foco no casal, homem e mulher; Maria, uma jovem que deu exemplo de juventude; Maria, exemplo de serviço e doação. Foram sendo refletido ao longo da semana. Tudo muito dinâmico, com linguagem adequada para que todos pudessem entender.
Todos foram convidados a participarem, uns todos os dia, outros as vezes, mas acreditamos, pelas reações de algumas pessoas, todas as reflexões atenderam o objetivo, que era despertar nosso povo para uma espiritualidade mais profunda. Todas as comunidades ficaram responsáveis para preparar o ambiente, a missa, leitores, ministros cantos, etc. Isto favoreceu uma melhor convivência de nossas lideranças nas comunidades e na prestação de serviços na caminhada paroquial. Enfim, tivemos uma semana abençoada, onde foi oferecido reflexões profundas em vista de uma caminhada familiar mais autêntica e comprometida com a comunidade, paróquia e principalmente com a restauração da família.
No final de semana foi bastante movimentado, com o tema “Comunidade, Igreja Missionária com Maria”, houve um encontro com as forças vivas da Paróquia São Judas Tadeu. Aconteceu uma boa reflexão, para assim ajudar nossas comunidades serem mais missionárias. Essa é a esperança, este é o grande desejo, para construirmos uma paróquia viva na missão e evangelização que é o nosso propósito. Isto em conformidade com o Plano Diocesanos de Evangelização que tem com lema “JESUS CRISTO, encontra-lo é nossa alegria, anuncia-lo é nossa missão”. Foi estabelecido a partir da AD, as seguintes prioridades “ENCONTRO COM JESUS, A PARTIR DA PALAVRA” e “IR AO ENCONTRO DE TODOS, ONDE ELES SE ENCONTRAM PARA QUE SE TORNE PARTICIPANTES ATIVOS”. Tivemos ainda um encontro com as comunidades rurais com celebração da missa e uma pregação especial para o povo das comunidades rurais. Tivemos ali uma boa participação. Realizou-se em Albertos, comunidade São Sebastião e participação de representações de várias comunidade.
Encerrando os 09 dias de celebrações, orações e reflexões com uma grande celebração da missa com muito agradecimentos, primeiro a Deus por ter nos abençoado nesta caminhada, depois ao Pe. Fernando que nos proporcionou momentos de belíssimas reflexões e pôr fim a todas as nossas comunidade que participaram se evolveram com a proposta desta Semana Missionária.
Encerrando houve uma grande confraternização das comunidades, onde mais uma vez todas contribuíram com as quitadas e salgados e a paróquia com o refrigerante. Foi uma demonstração de alegria e um sentimento de dever cumprido. Agora é valorizar os momentos em que tivemos a oportunidade de refletir, orar, restaurar nossa espiritualidade e também tendo em vista a restauração da espiritualidade em nossas famílias.
Formiga/maio de 2022