COMUNICADO OFICIAL:

mothers
Homenagem referente às mães
maio 11, 2020
comudio
Novo comunicado
maio 17, 2020
comudio
SOBRE AS FESTIVIDADES RELIGIOSAS E CULTURAIS DA DIOCESE DE LUZ EM TEMPO DE PANDEMIA (FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, SÃO BENEDITO E SANTA EFIGÊNIA)
Caros Presbíteros, membros das Irmandades e associações do Reinado/Congadeiros(as) e fiéis devotos de Nossa Senhora do Rosário, Salve Maria! Em virtude da propagação da COVID 19 e mediante a complexidade e agravamento da Pandemia em nosso país, tendo ouvido o Revmo. Pe. Antônio Carlos do Couto, Assessor Diocesano da Família Congadeira, COMUNICAMOS a todos, o cancelamento, até segunda ordem, das Festas do Rosário em nossa Diocese de Luz. Solicitamos a compreensão e entendimento de todos, porque sabemos dos inúmeros imperativos de riscos e ameaças a nossa segurança neste momento tão conturbado e difícil que estamos vivendo.
Esta decisão compartilhada por muitos, em unanimidade, representa nossa consciência e prudência e tem por finalidade não colocarmos tantas vidas em risco, pois nossa missão, lembrada pela CF-2020, é o cuidado com a vida, dom e compromisso.
Perante nossas comunidades e pessoas em isolamento social, manteremos nossa comunhão singular e união pelos vínculos de fé e tradições, que nos fortalecem e conservam também a esperança. Não podemos, por certo, criar expectativas irrealistas que desrespeitem as medidas cautelares das Secretárias Municipais de Saúde ou coloquem em risco a vida de tantas pessoas que participam intensamente das festividades religiosas e culturais em nossas paróquias.
Pedimos a todas as irmandades e associações, que divulguem e notifiquem esta decisão unânime e compartilhada pelos padres, congadeiros e congadeiras da Diocese de Luz.
Solicitamos as irmandades e associações que façam o registro em ata das motivações que levaram o adiamento das festas do Rosário em 2020 na Diocese de Luz. Tendo em vista o tombamento de Patrimônio Imaterial por parte de diversas cidades, pedimos que seja realizada a reunião e declarada pela associação uma justificativa em anexo a este decreto, explicando as razões do adiamento das festividades do reinado em 2020.
Temos certeza que, oportunamente, com a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora do Rosário, estaremos juntos com a mesma fé e devoção que manifestamos todos os anos e honraremos Nossa Mãe, São Benedito e Santa Efigênia, com a máxima expressão de fé, superação e vitória contra os males que nos atormentam em decorrência da COVID-19.
Unidos pela oração e cuidados necessários haveremos de vencer essa Pandemia. Dado e passado na Cúria Diocesana de Luz, aos 12 dias do mês de maio do ano de 2020, sob nosso selo e sinal de nossas armas.
Dom José Aristeu Vieira
Bispo Diocesano de Luz
Fonte: diocesedeluz.org.br